Busca da qualificação adequada é crucial

Fotografia: José Cola

Fotografia: José Cola

O ministro da Comunicação Social, José Luís de Matos, considerou ontem em Luanda de crucial a busca da qualificação adequada para os profissionais que actuam nas áreas de assessoria de imprensa e centros de documentação e informação.

José Luís de Matos, que falava na abertura da Reunião Metodológica dos Assessores de Imprensa e Chefes de Centros de Documentação e Informação (CDI`s), que decorre no Centro de Convenções de Talatona, salientou que “devemos ter em conta o papel de quem exerce a função nos Ministérios, Institutos, Empresas Públicas e Privadas, para que o trabalho possa resultar num contributo efectivo e para uma boa imagem da instituição”.
“O profissional deve conhecer a fundo a natureza do seu trabalho, a estrutura em que está inserido, os objectivos estratégicos do Ministério, Instituto ou Empresa, os programas que estão em fase de execução e saber dimensionar os recursos humanos e materiais de que dispõe”, afirmou.
O ministro referiu ainda que cada um deve manter-se pró-activo no relacionamento com a Comunicação Social e estar disponível para atender as solicitações dos jornalistas, com informações correctas e credíveis, num prazo razoável. José Luís de Matos acrescentou que o profissional, para fazer de maneira eficaz e eficiente o seu trabalho, deve conhecer o papel do jornalista, procurar conhecer a dinâmica da Comunicação Social e as suas motivações e manter aguçado o sentido de oportunidade para identificar as ocasiões adequadas para divulgar as mensagens que convêm à sua instituição. Para um trabalho de excelência e alta produtividade, os comunicadores das diversas instituições devem situar-se próximo das esferas de decisão, de forma a ter acesso fácil e rápido aos canais adequados para a obtenção das informações. José Luís de Matos disse que, numa era de comunicação instantânea, é importante quebrar todas as barreiras que dificultam a obtenção de informação pela imprensa e considerou relevante o uso inteligente das ferramentas de comunicação, a Internet, as redes sociais.
A reunião é uma realização anual do Ministério da Comunicação Social que visa afinar os mecanismos de interacção com os gabinetes de comunicação institucional. Durante os três dias de debate, os participantes contam com uma acção de formação para a capacitação dos técnicos engajados na comunicação institucional.
No quadro da cooperação bilateral, participam na acção de formação no domínio da gestão de assessoria de imprensa, profissionais de Moçambique.Após o discurso de abertura, foi dirigida uma palestra sobre “Contribuições para a melhoria da interacção entre o Ministério da Comunicação Social e os assessores de imprensa e chefes dos CDI’s”. Falou-se também sobre o uso correcto da Insígnia da República nos documentos oficiais.
Na Reunião Metodológica dos Assessores de Imprensa e Chefes dos CDI’s participam o secretário de Estado, Manuel da Conceição, presidentes dos conselhos de administração dos órgãos públicos, directores-gerais das instituições tuteladas e dependentes.

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