Realização de auditorias melhora os desempenhos

Fotografia: Paulo Mulaza
O presidente do Conselho de Administração do Porto de Luanda, Francisco Venâncio, considerou necessário o cultivo do exercício sistemático de auditoria nas instituições, por esta proporcionar vantagens para as organizações modernas.
O gestor, que falava num seminário subordinado ao tema “Benefícios da Auditoria Interna para as Organizações”, organizado pelo Porto de Luanda, apontou a fiscalização como garante de eficiência dos controlos internos, do controlo dos desvios de bens patrimoniais e do apuramento de omissão dos registos de receitas.
“A auditoria possibilita a contribuição para a melhoria da informação sobre a real situação económica, patrimonial e financeira da empresa, ao mesmo tempo que aponta falhas na organização e nos controlos internos, assim como avalia com melhor exactidão as demonstrações financeiras e contribui para a protecção dos bens e direitos da empresa”, sublinhou.A auditoria interna actuante também foi abordada, a qual minora custos e controla activos. “A empresa tem maiores lucros, o Estado recebe maior fatia para os impostos e os trabalhadores mais dividendos. Em suma, ganhamos todos”, disse o gestor que classifica a auditoria interna como uma das mais importantes ferramentas para o controlo administrativo. “A ausência de controlos adequados nas estruturas complexas, como é o caso do Porto de Luanda, expõe as instituições a inúmeros riscos frequentes e desperdícios”, concluiu.
O seminário sobre “Benefícios da Auditoria Interna para as Organizações” foi realizado no quadro da agenda da empresa portuária de Luanda e abordou assuntos como a auditoria interna e externa e controlos internos. Participaram no seminário membros do Conselho de Administração, directores, chefes de departamento e de sector.