Angola tem uma liderança visionária

Fotografia: Francisco Bernardo
Luanda e Nairobi vão reforçar a cooperação em vários domínios, em especial nos sectores do turismo e petróleo, segundo o embaixador do Quénia em Angola, Peter Gitau, que foi ontem recebido em audiência, na Cidade Alta, pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos.
Em declarações à imprensa, à saída do encontro, o diplomata queniano, que está em fim de missão, falou de “inúmeros pontos de interesse comum\” na agenda da cooperação bilateral e disse que nos últimos anos foram dados passos importantes que permitem \”vaticinar um futuro brilhante\” nas relações entre os dois países.
“Em Janeiro, o meu Presidente, Uhuru Kenyatta, visitou Angola, no quadro da Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da Conferência Internacional para os Grandes Lagos. Depois disso, o Presidente angolano nomeou um embaixador para Nairobi e na sequência foi nomeado também um embaixador para Luanda\”, salientou.
Embaixador residente
O diplomata queniano, que reside em Windhoek, disse que vai fazer toda a diferença ter um embaixador residente em Luanda. “Ter um embaixador residente é diferente e isso também é uma conquista nas nossas relações bilaterais\”, frisou. Peter Gitau falou de uma cooperação “cada vez mais intensa\” na aviação civil, com a Kennya Airways a passar a ter três voos semanais (Luanda/Nairobi), com fortes probabilidades de evoluir para frequências de voos diários, para facilitar o comércio e os contactos entre homens de negócios dos dois países. Referiu-se ainda à assinatura, recentemente, do acordo de cooperação no domínio dos serviços aéreos, pelos ministros dos Transportes.
Peter Gitau falou do turismo e do petróleo como dos sectores prioritários na agenda da cooperação bilateral. “O Quénia é forte no sector turístico e pretende apoiar Angola no projecto Okavango-Zambeze, e nesta audiência também expressei o desejo de obtermos apoio de Angola no sector petrolífero, já que recentemente foram feitas as primeiras descobertas de petróleo no Quénia\”, declarou.
Segundo o diplomata, o Quénia pretende que Angola, que é, como disse, uma referência no sector petrolífero, apoie na formação de quadros e também na exploração petrolífera. “O Presidente manifestou disponibilidade em apoiar-nos na formação e na exploração de petróleo, mas também apoiar em outras áreas de cooperação técnica\”, declarou.
Esforço tremendo
Mas a audiência, segundo Peter Gitau, não foi somente para dizer adeus. O diplomata disse que aproveitou o encontro para felicitar o Presidente José Eduardo dos Santos, por tudo o que tem feito para pacificar a região dos Grandes Lagos.
“É um esforço tremendo e admirável o que (Presidente angolano) está a fazer na região e, por isso, não quis deixar passar a oportunidade de poder felicitá-lo por isso e pelo exemplo de paz que Angola tem sido para os demais países africanos\”, declarou.
Liderança visionária
Apesar de residir na Namíbia, Peter Gitau disse que nos seus quatro anos de missão pôde viajar por Angola e constar progressos nos sectores de infra-estruturas, da economia e outros. “O novo Aeroporto Internacional de Luanda, ainda em construção, mostra a grande visão de Angola para o futuro. Há outras infra-estruturas como os caminhos-de-ferro, abastecimento de água, que demonstram a liderança visionária que Angola tem e que está a elevar este país\”, afirmou.