Secretário de Estado realça aposta na ciência e tecnologia

Foto: António Escrivão

Foto: António Escrivão

O secretário de Estado para a Ciência e Tecnologia, João Sebastião Teta, reafirmou hoje (sexta-feira), em Luanda, que a Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação é o instrumento do Executivo angolano para a concepção e implementação de estratégias e mecanismos que vai guindar Angola à era de conquistas nesta matéria.

Falando na abertura da 6ª edição da Feira do Inventor/Criador Angolano (FEICA), o responsável disse que para atingir este objectivo o Ministério da Ciência e Tecnologia desenhou programas e tem implementado uma série de projectos.

João Teta considerou que a 6ª edição do certame enquadra-se na promoção da cultura científica e transferência de tecnologias e de empreendedorismo de base tecnológica. “Para esta edição temos conteúdos que consideramos bastante inovadores em relação as edições anteriores e que foram desenhados de forma a permitir uma verdadeira interacção entre os diferentes actores do Sistema Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação e a população em geral”, sublinhou.

O secretário de Estado fez saber que a actual edição da Feira do Inventor/Criador Angolano é produto de antecâmaras realizadas entre Abril e Agosto deste ano, em 17 das 18 províncias de Angola, nas quais foram aprovadas 139 ideias, invenções e produtos que estarão expostos no certame.

Durante quatro dias do evento, no qual a província da Lunda Norte não participa por motivos não esclarecidos, serão ministradas palestras e estarão disponíveis jogos atractivos.

A província de Luanda detém o maior número de participantes com 64 expositores, enquanto as demais províncias vão ter entre dois ou mais representantes, perfazendo um universo de cerca de 100.

Participarão na feira estudantes, professores, técnicos, criadores, inovadores e inventores, investigadores, empresas nacionais e estrangeiras vinculadas a diferentes instituições, bem como actores nacionais que se dedicam à ciência, tecnologia e inovação inscritos conforme os critérios estabelecidos no regulamento.

FacebookTwitterGoogle+