Comunidade quer militares angolanos

Fotografia: AFP
A comunidade internacional, incluindo as Nações Unidas, pressiona Angola para enviar tropas para o Congo Democrático (RDC) e República Centro Africana (RCA), afirmou à Rádio Nacional o director para África e Médio Oriente do Ministério das Relações Exteriores.
Joaquim do Espírito Santo disse àquela estação que Angola mantém a posição de enviar apenas apoio logístico e não homens armados para aqueles países. O diplomata declarou que “Angola assumiu a posição de não enviar tropas, tudo vai depender da evolução da situação” e que “a cimeira assumiu uma posição clara e determinante”.
A RCA lembrou em Agosto, em Washington, no encontro entre o Presidente norte-americano e os líderes africanos em Washington, a contribuição de Angola e o papel que desempenhou para a paz, segurança e estabilidade no seu país. A RCA também reconheceu o empenho de Angola para a paz, segurança e estabilidade naquele país. O ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti, reiterou a contínua disponibilidade de Angola em apoiar o processo de paz na RCA. Angola, na qualidade de membro da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC) e de presidente em exercício da Conferência Internacional para a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), tem contribuído na ajuda à RCA para a saída da crise vivida naquele país, como recordou em Julho o Ministério das Relações Exteriores num comunicado.