China forma engenheiros civis para província do Zaire

Fotografia: João Mavinga
Os primeiros trinta e três jovens bolseiros, seleccionados em diversos estabelecimentos de ensino médio nos municípios da província do Zaire, partem este mês para a República Popular da China onde, nos próximos cinco anos, vão frequentar o curso de engenharia civil no âmbito da cooperação com a Angola.
Na China, os bolseiros terão um ano de aprendizagem da língua chinesa e quatro meses de especialidade. Na cerimónia de despedida dos bolseiros, testemunhada por membros do governo local, pais e encarregados de educação dos bolseiros, bem como entidades eclesiásticas e tradicionais, o governador provincial do Zaire, Joanes André, reiterou a aposta do Executivo na formação de quadros para o desenvolvimento do país. “O Governo quer formar técnicos capazes de competirem e vencerem as adversidades do mercado nacional”, sublinhou.
O conselheiro político da embaixada chinesa em Angola, Li Chong, considerou Angola um parceiro económico estratégico do seu país. “O nosso governo está disposto a ajudar a província do Zaire na formação da juventude ao mais alto nível no ramo da engenharia civil,”, adiantou. O governo da província do Zaire e o consórcio chinês Anzhong e Aceg rubricaram, em 2013, um acordo de cooperação que permite a formação de quadros nos ramos da engenharia civil e arquitectura.