Mensagem do Presidente entregue ao líder burundês

Fotografia: Dombele Bernardo
O ministro da Defesa Nacional entregou ontem, em Bujumbura, capital do Burundi, uma mensagem do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, ao homólogo, Pierre Nkurunziza.
João Lourenço, que regressou ainda ontem a Luanda, viajou na qualidade de enviado especial do Chefe de Estado e presidente da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos. O ministro da Defesa esteve no fim-de-semana durante algumas horas em Kigali, Ruanda, onde fez igualmente a entrega de uma mensagem do Chefe de Estado angolano para homólogo ruandês, Paul Kagame.
João Lourenço disse aos jornalistas, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, o o Chefe de Estado angolano, como presidente da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos (CIRGL), necessita de fazer concertações periódicas com os restantes líderes da região.
A Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos, constituída por 13 países, foi criada após os conflitos políticos que assolaram a região em 1994. O resultado marcou o reconhecimento da sua dimensão e a necessidade de um esforço concertado para a promoção da paz e do desenvolvimento na região.
Além de Angola, Ruanda e Burundi, fazem parte do órgão a República Centro Africana, República do Congo, Congo Democrático, Quénia, Uganda, Sudão, Sudão do Sul, Tanzânia e Zâmbia.