Fundistas correm em Luanda

Fotografia: Kindala Manuel
A segunda edição da Meia Maratona Internacional de Luanda, em ambos os sexos, disputa-se no domingo às 8h00, num percurso de 21.0975 quilómetros, sob a organização da MRD Investments e da Comissão Administrativa da capital do país.
O tiro de largada será dado defronte ao Ministério do Interior e o corte da meta na Praça dos Eventos na Baia de Luanda. A organização da prova, que tem espalhado pela cidade vários pontos de inscrição, pretende atingir a marca de 10 mil participantes.
A Meia Maratona será apresentada na sexta-feira às 16h00, durante uma conferência de imprensa, na Tenda de Informações da Baia. A partir de hoje até sábado, a organização procede a entrega dos Kits de corredores, na Praça dos Eventos.
O fundista que terminar a corrida com o tempo de 59 minutos, será premiado com 18 mil dólares (1 milhão e 800 mil kwanzas). No sector feminino, a marca estabelecida é de menos de uma hora e seis minutos, enquanto o primeiro angolano a cortar a meta recebe 300 mil kwanzas, numa prova em que serão igualmente distinguidos os atletas veteranos, paralímpicos ( T46 e T11) e populares. Os tempos obtidos serão cronometrados electronicamente. Os postos de controlo colocados ao longo do percurso permitem à organização desclassificar atletas que decidam encurtar a distância.
Podem participar todos os atletas que gozem de boa saúde e estejam aptos para esforços físicos prolongados. A organização da Meia Maratona não se responsabiliza por problemas resultantes do desgaste causado pela prova.
Os amantes da modalidade que não estejam aptos para correr 21 quilómetros, podem participar na Mini Maratona, num percurso de seis quilómetros, sem carácter competitivo. Os atletas devem se apresentar no local da partida com 15 minutos de antecedência, com o respectivo dorsal. A organização vai constituir um júri de recurso para apreciação das possíveis reclamações que devem ser apresentadas por escrito e devidamente fundamentadas.