Secretário de Estado aponta prática do desporto na melhoria dos militares

Foto: Alberto Juliao

Foto: Alberto Juliao

O secretário de Estado para Política do Desporto, Albino da Conceição, apontou hoje, em Luanda, a importância do desporto no melhoramento da condição física, saúde e o bem-estar dos efectivos das Forças Armadas Angolanas (FAA).

Ao falar na cerimónia de abertura do Curso de Dirigentes Desportivos do Exército, em parceria com o Comité Olímpico Angolano (COA), a decorrer de 4 a 9 do corrente, no Quartel do Ex RI- 20, o dirigente afirmou que a acção permitirá aos participantes adquirir conhecimentos a utilizarem na prática e desenvolvimento da especialidade no seio dos militares.

“A formação permite adquirir conhecimentos e bases fundamentais a um trabalho positivo no desenvolvimento do desporto. Este curso que conta com prelectores nacionais experientes deverá ser muito bem aproveitado pelos participantes, que deverão aplicar os conhecimentos adquiridos no incentivo das tropas e mesmo aos populares, em zonas recônditas do nosso país. O desporto permitirá também ter uma melhor preparação física e condição de saúde dos militares”, disse.

Aconselhou os formandos a empenharem-se na formação, para que se possa tirar melhor proveito dos conhecimentos ministrados e contribuir significativamente no melhoramento da saúde dos efectivos e demais praticantes do desporto militar. Apontou a necessidade de haver empenho de todos para a contribuir no fomento e prática do desporto nos quartéis e zonas adjacentes, também em apoio às entidades civis.

Por sua vez, o presidente do COA, Gustavo da Conceição, que agradeceu a iniciativa das FAA em acolher a formação, afirmou ser uma honra estar hoje naquela unidade, sendo um sector onde há mais de três décadas, em companhia de alguns presentes, ajudou a lançar as bases para o desenvolvimento do desporto militar.

Também reconheceu a disposição dos militares em partilhar conhecimentos sobre o desporto e o orgulho da instituição olímpica nacional poder contar com as FAA, no processo desportivo e o sucesso do curso.

Quanto a acção formativa, com a presença de trinta militares, abarca matérias variadas sobre o dirigismo, planificação, organização, medicina desportiva e controlo anti-doping, mulher e o desporto, comunicação social, movimento olímpico, entre outros.

O director-técnico do COA, Domingos Torres “Didi”, o secretário-geral, António Monteiro “Bambino”, os professores Mayimona Zita, Genivaldo Dias, Sara Tavares, fazem parte do grupo de prelectores.

Em representação do Exército, esteve na acto de abertura o tenente general  Joaquim Constantino “Passkuici”, e outras entidades das FAA.

FacebookTwitterGoogle+