Embaixadora americana valoriza crescimento angolano

Fotos: Francisco Miúdo
A embaixadora dos Estados Unidos da América acreditada em Angola, Helena Ruth La Lime, louvou domingo, em Washington, os programas de governação de Angola e a quem considera merecer um lugar a membro não permanente no Conselho de Segurança da ONU.
Segundo Helena La Lime, estão em curso em Angola programas que visam a diversificação e crescimento da economia, bem como de pacificação regional e continental por este facto merece este lugar
A diplomata norte-americana comentava a participação da delegação angolana, encabeçada pelo Vice-Presidente da República, Manuel Domingos Vicente, em representação do Presidente José Eduardo dos Santos, na cimeira de Chefes de Estado e de Governo dos Estados Unidos da América e de África, marcada para quarta-feira, em Washington.
Sublinhou que os esforços do Presidente José Eduardo dos Santos para a estabelecer a paz na Região dos Grandes Lagos “são muito importantes”.
“A experiência angolana, o plano nacional de desenvolvimento, a reflexão sobre o futuro de Angola, com cidadãos prósperos são uma enorme contribuição para a paz e o crescimento económico do continente africano.
Enalteceu também a importância dos programas de valorização da juventude, as facilidades de emprego, que segundo a diplomata, “coincidem com os objectivos e programas da Cimeira EUA-África.
Quanto ao apoio à candidatura angolana a membro não-permanente do Conselho de Segurança da ONU para 2015/2016, disse que os EUA nunca dizem a quem vao apoiar, mas há consciência dos esforços de Angola a nível regional, no continente e internacional.
Helena Ruth La Lime referiu que a parceria estratégica entre os dois estados ” está muito activa”, e vai ser reforçada, sem, contudo, avançar dados.