Reunião no Congo sobre a Paz na RCA

Fotografia: João Gomes

Fotografia: João Gomes

O ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti, participa desde ontem, em Brazzaville,  no Fórum de Reconciliação Nacional e o Diálogo Político da República Centro Africana, em representação do presidente da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), José Eduardo dos Santos.

O fórum, que termina amanhã, é o resultado  de uma das decisões da quinta reunião do grupo internacional de contacto sobre a República Centro Africana, realizada a 7 de Julho deste ano em Addis Abeba e decorre sob a égide do medianeiro da Comunidade Económica dos Estados de África central (CEEAC) para  a crise na República Centro-Africana (RCA) e chefe de Estado congolês, Denis Sassou N’Guesso.

Georges Chikoti representou no passado dia 11 o presidente da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos  nas consultas preparatórias da agenda do encontro.

Na semana passada, o primeiro-ministro da República Centro Africana, André Nzapayéké, esteve em Luanda, onde foi recebido pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos. Na audiência, foram abordados aspectos relacionados com a situação política naquele país da Região dos Grandes Lagos, mergulhado em conflitos religiosos, que têm ceifado a vida de muitos cidadãos.

Foi a segunda visita, este ano, do primeiro-ministro da RCA, após ter estado em Maio último, em Luanda, para análise do mecanismo de execução prática dos acordos de cooperação.

O Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos assume, desde Janeiro deste ano, a presidência rotativa da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos, durane dois anos, e tem procurado soluções para os conflitos nesta região do continente africano.

A Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos foi criada após os conflitos políticos que marcaram a região dos Grandes Lagos, em 1994, cujo resultado marcou o reconhecimento da sua dimensão, bem como a necessidade de um esforço concentrado com vista à promoção da paz e do seu rápido desenvolvimento.

Fazem parte da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos 12 países: Angola, Burundi, RCA, Congo, República Democrática do Congo, Quénia, Uganda, Ruanda, Sudão, Sudão do Sul, Tanzânia e Zâmbia.

FacebookTwitterGoogle+