Contas estão certas e foram homologadas “sem reservas”

Fotografia: Nuno Flash
O número de empresas do Estado com relatório e contas certificados pelo Instituto para o Sector Empresarial Público (ISEP) aumentou de 29, em 2012, para 32 no exercício económico de 2013.
Os números, apresentados numa cerimónia realizada pelo ISEP ontem, em Luanda, indicam que as contas de todas as empresas do sector da comunicação social foram certificadas e a Edições Novembro destacou-se pela homologação sem reservas. Só a TAAG – Linhas Aéreas de Angola e a Empresa de Distribuição de Electricidade tiveram, além da empresa Edições Novembro, as contas homologadas sem reservas.
O relatório e contas de todas as outras empresas de comunicação social do Estado, a Agência Angola Press (ANGOP), Televisão Pública de Angola (TPA) e Rádio Nacional de Angola (RNA) tiveram as contas certificadas.
No Ministério da Energia e Águas foram homologados os relatórios e contas das Empresas de Água e Saneamento de Benguela e Lobito, a Empresa Pública de Águas, a de Distribuição de Electricidade (EDEL) e a Nacional de Electricidade.
Nos Transportes, que reuniram o mais empresas homologadas, destacam-se os Caminhos-de-Ferro de Luanda, Benguela e Moçâmedes; as empresas Portuárias de Luanda, Cabinda, Amboim, Lobito, Namibe e do Soyo; TAAG e Empresa de Transporte Rodoviário de Cargas (UNICARGAS).
As empresas Nacional de Diamantes (ENDIAMA) e de Ferro de Angola (FERRANGOL), tuteladas pelo Ministério da Geologia e Minas, e a de Exportação de Café (CAFANGOL), uma companhia da tutela do Ministério da Agricultura, também tiveram as contas do ano passado homologadas.
Na área da Banca e Finanças foram homologados os relatórios e contas do Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA) e do Grupo ENSA Investimentos e Participações, enquanto as tuteladas pelo Conselho de Ministros e os Ministérios da Economia, Defesa Nacional e Segurança Social foram-no as da Imprensa Nacional, Zona Económica Especial, SIMPORTEX – Comercialização de Equipamentos e Meios Materiais e a Escola Nacional de Administração.
Foram homologados relatórios de empresas públicas dos sectores dos Petróleos, Telecomunicações e Tecnologia de Informação e Comércio, nomeadamente da Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola (SONANGOL), da Empresa de Telecomunicações de Angola (Angola Telecom) e do Entreposto Aduaneiro de Angola. Do total de 90 empresas activas do sector empresarial público, 51 foram auditadas, mas apenas 32 tiveram as contas homologadas.
Nova atribuição
No exercício de 2013 foi adoptada uma categoria de avaliação dos relatórios de contas denominada “homologadas excepcionalmente”, para definir que essas apresentaram problemas mais significativos na qualidade da informação que a prestação de contas das empresas certificadas com reservas, anunciou o presidente do conselho de administração do ISEP.
Henda Inglês revelou que a Sonangol, apesar de ter a sua conta homologada com reservas, apresentou um relatório e contas consolidado de todo o grupo.
Henda Inglês acrescentou que as contas de outras empresas foram certificadas sem reservas, por cumprirem com o prazo estabelecido de entrega dos relatórios e contas, assim como por terem as suas contas auditadas.