Secretário de Estado realça benefícios da formação

Foto: João Gomes

Foto: João Gomes

O secretário de Estado do Desporto, Albino da Conceição, realçou hoje, em Luanda, a formação de quadros como importante contribuição ao desenvolvimento do sector.

Ao falar na cerimónia de abertura do 4º Curso de Directores Nacionais da Solidariedade Olímpica, a decorrer de 14 a 19 do corrente, na Galeria do Desporto (Cidadela), o dirigente afirmou que a acção permitirá aos participantes adquirir conhecimentos a utilizarem no avanço do desporto angolano.

“A formação é um factor importante no desenvolvimento do desporto. Este curso que conta com prelectores de reconhecida qualidade deverá ser muito bem aproveitado pelos participantes, que deverão aplicar os conhecimentos adquiridos na divulgação da solidariedade e dos princípios do olimpismo”, disse.

Apontou a necessidade dos formandos tirarem melhor proveito dos conhecimentos ministrados pelas ilustres figuras do olimpismo internacional, fortalecendo o “exército” de cidadãos dedicados a causa do desporto angolano.

Trinta elementos estão inscritos no curso, que, além de prelectores nacionais, conta com as presenças do espanhol Corando Durantez, os portugueses David Sequerra e Fernando Costa, formadores ligados ao Comité Olímpico Internacional (COI).

Do número de participantes, apenas três serão apurados, para se juntarem aos quatro Directores Nacionais da Solidariedade Olímpica (DNSO) já existentes no activo, perfazendo sete.

Os DNSO, composto por dirigentes, líderes desportivos, treinadores, professores de educação física e antigos praticantes, depois de preparados, têm como missão realizar acções formativas nas distintas regiões do país. Quanto aos restantes, passam ao controlo da Solidariedade Olímpica, podendo actuar em actividades de menor vulto da instituição interna.

O presidente do Comité Olímpico Angolano (COA), Gustavo da Conceição, entre outras personalidades, também esteve no acto.

 

FacebookTwitterGoogle+