Jovens recebem lotes para autoconstrução

Fotografia: JAimagens

Fotografia: JAimagens

Jovens de várias organizações juvenis receberam lotes de terreno localizados no bairro da Carreira de Tiro, destinados à autoconstrução dirigida. Os lotes, num total de 50, foram entregues pelo ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba, que presidiu em Malanje ao V Conselho Superior da Juventude, que decorreu nos dias 9 e 10 de Julho.

Gonçalves Muandumba realçou que a entrega destes lotes representa a concretização do Plano Nacional de Desenvolvimento da Juventude, que reserva para os jovens 30 por cento das habitações a serem construídas no âmbito do Programa Nacional de Urbanismo e Habitação.

O ministro agradeceu o gesto do Governo de Malanje, pelos esforços desenvolvidos em prol da juventude e pela escolha acertada da localidade onde vai ser instalado o bairro social. A iniciativa vai abranger cerca de mil jovens dos 14 municípios da província, de acordo com as promessas feitas pelo Governo Provincial.

O Executivo está a desenvolver  esforços para responder às preocupações expressas pelos jovens durante o Fórum Nacional de Auscultação, realizado em Setembro de 2013, em Luanda, garantiu o ministro.

Supervisão

A vice-presidente do Conselho Nacional da Juventude (CNJ), Madalena Bumba, pediu uma avaliação objectiva e realista das acções já realizadas e em curso, no âmbito do Plano Nacional de Desenvolvimento da Juventude 1014/2017, para que haja um acompanhamento eficaz e supervisão por parte dos próprios jovens e outros organismos.

Madalena Bumba fez esta declaração quando intervinha no V Conselho Superior da Juventude, que terminou na quinta-feira em Malanje, e referiu que apesar das dificuldades de “vária ordem” que o país vive, o futuro dos jovens deve ser encarado com optimismo.

Para a dirigente juvenil, mesmo com essas dificuldades, os jovens reconhecem os progressos já alcançados, como a criação do subprograma de habitação, apoio ao empreendedorismo juvenil, concessão de bolsas de estudo e outras iniciativas inseridas no Plano Nacional de Formação de Quadros e de desenvolvimento da juventude.

FacebookTwitterGoogle+