Nadadores treinam na Ilha

Fotografia: Domingos Cadência
Os oito nadadores convocados trabalham sob orientação do técnico César Ribeiro. Os quatro atletas que vão representar o país são conhecidos após a disputa da última etapa do circuito nacional agendada para o próximo fim-de-semana.
No histórico dos Jogos da CPLP, é a primeira vez que a natação engloba o leque das modalidades. O secretário-geral da federação, Joaquim Pestana, augura uma boa prestação dos atletas convocados. “Acreditamos que os nossos atletas podem representar condignamente o país, mas infelizmente desconhecemos as capacidades dos atletas dos outros países”, disse.
A par da natação, a selecção de andebol feminino de cadetes B também aprimora as acções ofensivas e os sistemas defensivos no anexo II da Cidadela. O grupo às ordens de Teresa Camunheira trabalha em regime bi-diário. As selecções de atletismo, basquetebol, futebol, judo, ténis, voleibol e atletismo adaptado concentram-se em Luanda na próxima semana, para a adaptação aos recintos dos jogos e ficam alojadas na Casa do Desportista.
Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste são os países participantes. O evento é reservado a atletas até 16 anos de idade. O atletismo adaptado é a única modalidade que conta com atletas de 20 anos.
Os jogos da CPLP são uma oportunidade de intercâmbio e confraternização entre os jovens para estimular o fair-play. Os cerca de 850 atletas participantes ficam alojados no complexo do Futungo II.
O primeiro ensaio geral para a cerimónia de abertura realizou-se na semana passada no pavilhão Multiusos de Luanda e contou com a presença do ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba. A coreografia apresentada pelos 600 jovens é uma alusão à identidade cultural do país.