Elaborada a agenda do fórum de diálogo

Fotografia: DR
O ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti, regressou ontem ao país, depois de ter participado em Brazzaville, República do Congo, na reunião de consultas para preparação da agenda sobre o Fórum de reconciliação nacional e diálogo político inclusivo entre os centro-africanos.
A reunião, que decorreu ontem e contou com a presença de Angola, presidente em exercício da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos, do Tchad, presidente em exercício da Comunidade Económica dos Estados da África Central, da União Africana, das Nações Unidas, da Missão das Nações Unidas na RCA (MINUSCA), da Missão Internacional de Solidariedade com a RCA (MISCA), entre outros, adoptou a agenda da mediação internacional para Fórum de reconciliação nacional e diálogo político inclusivo entre os centro-africanos, que terá lugar de 21 a 23 de Julho de 2014, em Brazzaville.
O referido Fórum vai realizar-se sob a égide do mediador da Comunidade Económica dos Estados da África Central para a crise da RCA, o presidente da República do Congo, Denis Sassou Nguesso. Foi decidido que, a anteceder o Fórum de Brazzaville, os parceiros internacionais para a mediação da crise na RCA deverão deslocar-se à Bangui nos próximos dias para consultas junto dos actores políticos nacionais no processo centro-africano.
O objectivo destas consultas visa facilitar, no Fórum de Brazzaville, a obtenção de um acordo político de consenso da transição e saída da situação crítica em relação à Paz e segurança prevalecente na RCA.
O encontro de preparação da mediação internacional foi presidido pelo Congo, mediador da CEEAC para a crise da República Centro Africana, representado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação da República do Congo, Basile Ikouebé.