Ministério lança campanha de vacinação anti-sarampo

Fotografia: Paulo Mulaza
O Ministério da Saúde realiza, de 1 a 17 de Setembro, uma Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, no âmbito do Plano Nacional de Desenvolvimento Sanitário (PNDS) 2012/2025.
A campanha deve abranger todas as crianças dos seis meses aos nove anos de idade e três etapas. A primeira vai abranger as áreas urbanas (escolas, creches e orfanatos), a segunda as rurais e a terceira a repescagem (nas áreas onde a cobertura for inferior a 95 por cento).
A campanha pretende dar um forte contributo para Angola atingir a meta da eliminação (um caso de sarampo por um milhão), as mortes por sarampo, o custo de tratamento e as sequelas da doença. Além disso, cria condições para a introdução da segunda dose do sarampo no calendário de vacinação de rotina e, consequentemente, a introdução da vacina contra a rubéola.
No plano estratégico de eliminação do sarampo 2014-2020, o Ministério da Saúde traçou algumas acções consubstanciadas no reforço da vacinação de rotina e manuseamento correcto dos casos de sarampo. Estas acções incluem campanhas nacionais, introdução da 2ª dose e vacinação contra a doença e vigilância epidemiológica activa do sarampo baseada em cada suspeito.
Em Setembro de 2011, o Comité Regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para África adoptou o objectivo de eliminação do sarampo até 2020. Para tal, a agência da ONU definiu metas, como reduzir as mortes por sarampo a menos de um caso por um milhão de habitantes, elaborar e aplicar o Plano Estratégico de Eliminação do Sarampo em cada país membro do AFRO, assegurando recursos humanos e financeiros nacionais com essa finalidade.