Angola e Holanda avaliam facilidade de vistos para empresários

Foto: Antonio Escrivao

Foto: Antonio Escrivao

Delegações de Angola e da Holanda discutiram quarta-feira, em Luanda, a possibilidade de facilitação de vistos para empresários dos dois países e o reforço da cooperação nos domínios dos petróleos, gás e da agricultura.

A informação foi prestada no final de um encontro entre as delegações de Angola, chefiada pela secretária de Estado para a Cooperação, Ângela Bragança, e da Holanda, orientada pela ministra do Comércio e da Cooperação Internacional, Liliane Ploumene, que visita o país acompanhada de membros do seu gabinete e de representantes de 27 empresas holandesas.

As duas personalidades concordam que a facilitação de vistos para o empresariado vai impulsionar a cooperação económica e o intercâmbio comercial. Ângela Bragança declarou que as propostas apresentadas vão ser avaliadas, a nível sectorial, a bem do reforço da cooperação entre os dois países.

Afirmou que as partes discutiram a possibilidade de, no futuro, rubricarem um memorando de entendimento sobre consultas políticas, tornando o diálogo mais regular. Informou que a Holanda decidiu apoiar a candidatura angolana a membro não permanente do Conselho de Segurança da ONU para o período 2015/2016, e que a parte angolana promete ajudar aquele país a chegar ao mesmo cargo nos dois anos seguintes.

Falou na possibilidade de a companhia aérea holandesa aumentar a frequência semanal, actualmente, de um voo. Por seu turno, a governante holandesa enalteceu a experiência do seu país nas áreas petrolíferas, de produção de gás, agrícola, e manifestou a disponibilidade deste garantir formação de quadros e de transferência de conhecimento e tecnologia para Angola.

Disse que a Holanda vai continuar a apoiar os angolanos que vivem no seu país. A ministra holandesa do Comércio e da Cooperação Internacional iniciou nesta segunda-feira uma visita de dois a Angola.

FacebookTwitterGoogle+