Vice-governadores melhoram técnicas

Fotografia: Benjamim Cândido

Fotografia: Benjamim Cândido

Os vice-governadores para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas das 18 províncias do país participam, desde ontem, no Dundo, Lunda Norte, na segunda fase de formação sobre matérias ligadas ao Sistema de Informação Geográfica, Topografia e GPS, no âmbito do programa “Academia de Liderança”, promovido pelo Instituto de Formação da Administração Local (IFAL).

A formação, orientada por funcionários do IFAL, tem a duração de quatro dias, e inclui temas como controlo financeiro, prestação de contas, aptidão tecnológica, gestão e ordenamento do território, fiscalização de obras, componentes teóricas e práticas.

O objectivo do curso, segundo o coordenador do programa, Lúcio Azevedo Domingos, é potenciar os vice-governadores provinciais de ferramentas que os possam ajudar na gestão eficaz dos recursos e na planificação do desenvolvimento integral do território.

Enquadrada no Plano Nacional de Formação de Quadros, a formação visa proporcionar melhor qualidade na gestão do erário público e avaliação do desempenho dos dirigentes e quadros da Administração Local.

A quantificação dos espaços, comparada com o levantamento de benfeitorias e padrões qualitativos de cada empreendimento, permite a quantificação de valores financeiros necessários para a concretização de uma infra-estrutura.

“O Sistema de Informações Geográficas para a governação permite aos participantes analisar e diagnosticar a situação populacional, a fornecer suporte ao planeamento e a gerência de informações, assim como detectar de antemão os problemas relacionados com a distribuição dos espaços\”, enfatizou.

 

FacebookTwitterGoogle+