Diplomatas apoiam desenvolvimento
Um grupo de diplomatas de 12 países de África, Ásia, Europa e América acreditados em Angola confirmaram, quinta-feira, na cidade de Menongue, a participação dos empresários dos respectivos Estados no fórum económico do Cuando Cubango, a decorrer no próximo dia 25 de Julho.
A convite do governador provincial do Cuando Cubango, Higino Carneiro, os diplomatas permaneceram algumas horas em Menongue, tendo recolhido informações sobre o potencial económico da região, sobretudo nos domínios da agro-indústria e turismo, que as autoridades locais pretendem dinamizar com celeridade para dar resposta aos programas de combate à fome, pobreza e desemprego. Higino Carneiro pediu aos representantes diplomáticos para servirem de porta-vozes junto dos empresários dos seus países sobre as inúmeras oportunidades de investimentos e destacou as potencialidades mineiras do Cuando Cubango.
Explicou que 85 por cento do território do Cuando Cubango é coberto de florestas, fauna e flora, o que representa dois terços de concentração da fauna da região Austral de África. Higino Carneiro acrescentou ainda que a província detém uma bacia hídrica de aproximadamente 70 por cento da água em Angola e que o plano de desenvolvimento do Cuando Cubango, aprovado o ano passado, privilegia os sectores do turismo, recursos minerais e a agricultura empresarial, que vão a debate no fórum de negócios.
Realçou que, segundo o estudo do plano de turismo da província, prevê-se que até 2025 sejam criados mais de 100 mil postos de trabalho directos, um desafio que poderá ser alcançados com os investimentos previstos para o Cuando Cubango.
Áreas de investimentos
A embaixadora do Brasil em Angola, Maria Fontenele Reis, manifestou o interesse do seu país em participar activamente no desenvolvimento do Cuando Cubango, pois, conforme sublinhou, os dois países têm relações privilegiadas, cooperando em diferentes ramos do agro-negócio e que podem ser implementados.
Recordou que o Brasil é um dos maiores celeiros do Mundo e um dos mais destacados produtores e exportadores de grãos, graças a tecnologia desenvolvida para o seu cultivo, que poderá ser aplicada no Cuando Cubango.