Expo Huíla é dedicada à produção angolana

Fotografia: DR

Fotografia: DR

A 23ª Expo Huíla, a maior feira de negócios do sul de Angola, é realizada de 20 a 24 de Agosto e é dedicada à produção nacional, anunciou ontem o secretário executivo da Associação Agro-pecuária, Comercial e Industrial da Huíla (AAPCIL).

Elísio Lobo afirmou que, neste momento, decorrem trabalhos de melhoria do pavilhão de exposições e há perspectivas de que estejam representados 230 expositores, principalmente nacionais. Estão inscritas empresas do Gana, Itália e Portugal, que se espera “tragam algo que possamos aproveitar, sobretudo na área da tecnologia”.

Elísio Lobo acrescentou que esta edição inclui a Feira do Emprego, através da qual a AAPCIL vai tentar aproximar jovens formados recentemente aos expositores, na sua qualidade de empegadores, numa iniciativa conjunta com o INAPEM.

Os organizadores vão ainda realizar um ciclo de formação em empreendedorismo, também em conjunto com o INAPEM, uma joint-venture que já beneficiou 800 jovens dos municípios do Quipungo, Jamba, Caluquembe e Cacula.

Pelo menos 1.500 postos de trabalho directos temporários devem ser criados durante a exposição, para a qual se estima um volume de negócios de quase 200 milhões de kwanzas, anunciou Elísio Lobo.  A Expo-Huíla é uma realização da AAPCIL, organização que controla mais de 800 empresários e foi criada em 1991.

A edição de 2013, na qual participaram 130 empresas nacionais e estrangeiras, gerou 350 milhões de kwanzas em negócios, o que a organização considera demonstrar a importância do certame. Participaram empresas da Nigéria, Gana, África do Sul, Namíbia e Portugal, além das angolanas. A Expo Huíla é um evento que se realiza em Agosto, inserida nas festas da Senhora do Monte, padroeira do Lubango.

FacebookTwitterGoogle+