Ministro do sector de visita a Espanha

Foto: Angop
Uma delegação do sector mineiro angolano, chefiada pelo ministro da Geologia e Minas, está desde sexta até terça-feira, em Oviedo, Espanha, onde mantém encontros de trabalho com entidades e empresas ligadas a indústria do sector.
A agenda de Francisco Queiroz inclui encontros com o Reitor da Universidade de Oviedo e visitas a explorações de ouro das minas de Boinás (Belmonte de Miranda). O ministro também visita uma exploração mineira, uma unidade de tratamento de minerais e reúne-se com a SATEC, empresa que participa no levantamento geofísico angolano no âmbito do Plano Nacional de Geologia, e o Instituto Nacional Geológico Mineiro. O programa prevê igualmente um encontro com a secretaria de Eestado da Investigação, Desenvolvimento e Inovação e com o ministro da Indústria, Energia e Turismo.
Antes de visitar Espanha, participou, em Londres, na Cimeira “Mining On Top”, onde apresentou a estratégia do Executivo para o sector mineiro e falou da gestão pública dos recursos minerais e infra-estruturas públicas de apoio ao Plano Nacional de Geologia. Na mesma conferência, o ministro afirmou que o modelo de gestão do sector coloca a Angola a perspectiva de se tornar já em 2018 num país de rendimento médio.