Reintegração profissional garantida aos ex-militares

Fotografia: Jornal de Angola
O Instituto de Reintegração Social de Ex-Militares (IRSEM), na Huíla, tem este ano 11 projectos nos domínios da agricultura, comércio, construção civil, serralharia, carpintaria e mecânica, destinados a 1.301 desmobilizados.
A execução dos projectos começa esta semana no município dos Gambos, de acordo com o técnico do IRSEM, Abdel Santos, que garantiu estarem previstos programas idênticos nos municípios do Chipindo, Chibia, Humpata e Lubango.
Três deles já têm financiamento garantido, dois dos quais na Humpata e um nos Gambos, município onde 71 desmobilizados vão receber meios para praticar a agro-pecuária, como gado de tracção e de reprodução, além de sementes.
O passo seguinte é na Humpata, onde 242 ex-militares vão receber gado de reprodução. O IRSEM aguarda apenas que a empresa que venceu o concurso para o fornecimento de bens e serviços confirme que os meios estão disponíveis para a distribuição noutros municípios.
O Instituto de Reintegração Sócio-Profissional dos Ex-militares (IRSEM) na Huíla assiste, há seis anos, mais de 23 mil desmobilizados, no âmbito do Programa de Reinserção Social daquele grupo.