Responsável aponta principais aspectos a ter em conta na segurança de informação

Foto: Rosário Miranda
O secretário de Estado para Tecnologias de Informação, Pedro Sebastião Teta, afirmou no sábado, último dia da Expo 2014, em Luanda, a identificaçao, confidencialidade e disponibilidade, como aspectos principais a ter em conta nas tecnologias de informação ( na informática).
Em declarações à Angop, na lll Edição da Feira Internacional de Luanda, promovida pelo Ministério das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, que decorreu nas instalações da FIL, de 19 a 21 deste mês, o responsável esclareceu que a confidencialidade garante que os dados não sejam acessíveis a quem não esteja autorizado.
Disse que a disponibilidade garante o acesso a um determinado serviço, enquanto que a identificação garante a identidade do utilizador. “Para falarmos da segurança tenho que falar num contexto geral, que começa pela sensibilização dos utilizadores”, considerou o secretário de Estado para as Tecnologias de Informação.
Segundo salientou, os ministérios, organismos e a sociedade, de um modo geral no país têm pouca sensibilidade sobre a segurança no domínio das tecnologias da informação.Sublinhou ser importante garantir a segurança a nível dos dados de uma instituição, das aplicações e dos sistemas operativos.
Apontou a pessoa, as instalações , segurança das telecomunicações e a segurança lógica como sendo os elos mais frágeis na segurança nas tecnologias de informação.
A realização da Expo 2014, que decorreu sob lema “Os serviços nas nuvens e a mobilidade do cidadão, desafios presentes e futuros na acessibilidade, disponibilidade e qualidade”, visou divulgar as boas práticas da administração pública através da apresentação dos projectos desenvolvidos pelo governo.
Participaram da Feira, cerca de 100 expositores entre nacionais e estrangeiros.