João Lourenço hoje na Guiné-Bissau

Fotografia: Jaimagem

Fotografia: Jaimagem

O ministro da Defesa, João Lourenço, participa hoje, em Bissau, na cerimónia de posse do Presidente da República eleito da Guiné-Bissau José Mário Vaz, em representação do Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos.

José Mário Vaz, economista de 56 anos, dirigente do PAIGC (Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde) e antigo ministro das Finanças no último governo constitucional deposto pelo golpe de estado militar de 12 de Abril de 2012,  foi eleito na segunda volta das eleições presidenciais em Maio último com 61,9% de votos.

José Mário Vaz é o quarto Presidente democraticamente eleito na Guiné-Bissau, depois de Nino Vieira (eleito duas vezes), Kumba Ialá e Malam Bacai Sanhá. José Mário Vaz, apoiado pelo PAIGC, candidato mais votado na primeira volta, e Nuno Nabian, apoiado pelo PRS (principal partido da oposição), concorreram à segunda volta das eleições presidenciais.

Chefes de Estado e de governo ou seus representantes são aguardados hoje na capital guineense para assistir à cerimónia de investidura de José Mário Vaz. no Estádio Nacional 24 de Setembro, em Bissau.

O Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, é um dos Chefes de Estado que já confirmaram a sua presença, tal como os seus homólogos do Senegal, Gâmbia, Mali, Burkina Faso e Nigéria. Portugal é representado pelo chefe da diplomacia portuguesa Rui Machete.

O PAIGC venceu, com maioria absoluta, as eleições legislativas realizadas a 13 de Abril deste ano, o mesmo dia em que se realizou a primeira volta das presidenciais. O novo Primeiro-ministro é Domingos Simões Pereira, 50 anos, antigo secretário executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e líder do partido.

FacebookTwitterGoogle+