Apontadas soluções para o sector eléctrico
A solução dos problemas do fornecimento de energia eléctrica de forma sustentável, passa necessariamente pela utilização de fontes de energia renováveis, afirmou ontem, em Luanda, o secretário de Estado das Águas.
Luís Filipe da Silva falava em representação do ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, na abertura da IV Sessão de Opções Térmicas e Cenários de Expansão do Sistema Electroprodutor até 2025.
O secretário de Estado das Águas disse que são considerados eixos fundamentais da política energética do país as várias alternativas de geração térmica à produção, desde derivados do petróleo, como o gasóleo e jet full, gás do grupo do ciclo combinado ou turbinas simples e mesmo de motores a gás.
Luís Filipe da Silva afirmou que esta matriz diversificada não deve ser desprezada, tendo em conta a sua importância para o asseguramento da política nacional. “É crucial para o desenvolvimento do país a construção da barragem hidroeléctrica de Laúca, na província do Cuanza Norte, e outros investimentos em fontes de energia renováveis”, disse o secretário de Estado das Águas, acrescentando que a competitividade no sector, o equilíbrio e desenvolvimento regional devem ser assuntos a aflorar no encontro, do qual disse esperar que, à semelhança das anteriores sessões, saíam contribuições assinaláveis sobre a visão para o sector até 2025.
Participaram na sessão de abertura a ministra do Ambiente, Fátima Jardim, e representantes de empresas de prestação de serviços.