Novo serviço de atendimento ao público dá respostas rápidas

A Empresa Pública de Águas (EPAL) vai lançar o novo serviço DataCenter para permitir responder rapidamente às preocupações dos cidadãos no abastecimento de água.

O presidente do conselho de administração da EPAL, Lionídio de Ceita, anunciou que a  empresa está a construir dois novos edifícios, um no Largo do Pelourinho, e outro próximo do Hotel de Convenções de Talatona, onde vão ser implementados os serviços de DataCenter.

Lionídio de Ceita garantiu que com o lançamento do serviço de DataCenter, o cidadão vai ter de forma rápida respostas às suas preocupações, sobre a falta de abastecimento de água, ou para informar sobre rupturas.

E, acrescentou o PCA da EPAL os “nossos carros-oficinas”, equipados com “tablets”, vão ter em tempo real a possibilidade de detectar a área onde ocorreu a ruptura e saber  que válvula deve ser fechada para que o abastecimento de água não seja interrompido nas restantes áreas.

“Neste momento, por uma ruptura nós fechamos o abastecimento de água a uma grande área, quando deviam ser fechadas áreas menores”, explicou Lionídio de Ceita, garantindo que a EPAL tem investido na formação dos seus quadros, e já tem preparados os quadros que vão trabalhar nos DataCenter.  Além da formação feita no país, estão previstas formações no Brasil,  Portugal e Índia, um dos países líderes em tecnologias de informação.

Para o lançamento do serviço de DataCenter, a EPAL realizou, ontem, em Luanda, uma conferência sobre “Visão para o desenvolvimento da infra-estrutura tecnológica da EPAL”, com o objectivo de identificar as melhores soluções tecnológicas, junto dos especialistas do sector que operam no país, e com os fabricantes de hardware e software de todo o mundo.

No discurso de abertura, Lionídio de Ceita disse que as tecnologias de informação e comunicação assumem uma importância crescente na vida das pessoas e das empresas, introduzindo mais uma dimensão no modelo das sociedades modernas, de tal maneira que o Plano Nacional de Desenvolvimento-PND 2013-2017 do Executivo estabeleceu um plano de acção a ser executado pelas diferentes instituições do país.

“O recurso às novas tecnologias incentiva o crescimento da produtividade e da competitividade das empresas e das instituições, aumentando a eficiência na oferta de serviços e na melhoria geral da qualidade de vida dos cidadãos”, disse o PCA da EPAL.

Na conferência participaram membros do conselho, membros de direcção, responsáveis de áreas, engenheiros informáticos, que abordaram temas como “Melhorias para o negócios com DataCenter”, “Virtualização de DataCenter”, “Gestão de infra-estruturas físicas do DataCenter”, “Soluções Microsoft para DataCenter” e “Como definir a infra-estrutura para gestão da informação”, cujos prelectores foram especialistas de empresas internacionais.

FacebookTwitterGoogle+