Angola participa no debate sobre os Direitos Humanos

Fotografia: AFP

Fotografia: AFP

Angola participa na 26ª sessão ordinária do Conselho dos Direitos Humanos das Nações Unidas, desde terça-feira, em Genebra, na Suíça, com debates e painéis temáticos.

Ao intervir no debate geral, o representante permanente junto das Nações Unidas, embaixador Apolinário Correia, referiu-se às crises humanitárias resultantes de conflitos em África, realçando o caso da República Centro Africana.

Apolinário Correia disse que Angola, na qualidade de presidente da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos, apoia os esforços da União Africana e das Nações Unidas, tendo em vista uma solução equitativa da crise.

No seguimento do relatório da Alta Comissária da ONU para os direitos humanos, Navi Pillay, o diplomata afirmou que Angola partilha as suas preocupações sobre as graves violações dos direitos humanos em alguns países e exorta a comunidade internacional a prosseguir os esforços para a solução de conflitos pela via do diálogo.

Indicou que Angola renovou, quando da 55ª sessão ordinária da Comissão Africana dos Direitos do Homem e dos Povos, que decorreu no mês passado em Luanda, o seu engajamento a favor da protecção do direito à liberdade de expressão.

Debates interactivos com vários detentores de mandato, com destaque para os relatores especiais sobre as execuções sumárias e extrajudiciais, extrema pobreza, violência contra a mulher e a cooperação técnica fazem parte dos trabalhos do Conselho dos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas.

Um painel sobre a identificação de boas práticas no combate à mutilação genital feminina, prevenção e eliminação de casamentos precoces e forçados, bem como discussões temáticas sobre o direito da mulher vai ser debatido na 26ª sessão ordinária do Conselho dos Direitos Humanos das Nações Unidas, que termina no dia 27 deste mês, em Genebra.

FacebookTwitterGoogle+