Lioth Cassoma brilha no Brasil

Fotografia: DR
A cantora Lioth Cassoma está a concorrer ao prémio “Troféu de Ouro 2014” de música gospel, que decorre no Monte Castelo, em São Paulo (Brasil). A gala de eleição decorre a 5 de Agosto, e esta é a segunda vez que a cantora angolana participa neste concurso anual.
Lioth Cassoma pretende elevar o nome de Angola, aspecto que considera de grande honra, mas também de enorme responsabilidade, pois ao prémio concorrem as mais cintilantes estrelas do universo gospel mundial. Para tal, conta com o apoio dos angolanos, que devem votar acedendo ao site www.trofeudeouro.com.
“Preciso dos votos de todos os angolanos”, disse Lioth Cassoma, que concorre à categoria 14, dedicadaa artistas internacionais. Em declarações ao Jornal de Angola, a cantora disse que o prémio é uma porta aberta para a música angolana. “A minha nomeação é já o reconhecimento de que a música está a crescer.
Quando os brasileiros, os melhores do género a nível mundial, convidam um artista angolano, é sinal de que a nossa música está no caminho certo”, considera. Lioth diz existirem em Angola artistas icónicos do gospel e um grande crescimento da música no país. Antes da sua nomeação, foram feitos estudos e um acompanhamento exaustivo ao gospel que se faz em Angola.
Com uma forte influência dos pais, Lioth começou a soltar a voz aos sete anos. Mas foi a Escola do mestre Weba e mais tarde a do Professor Raimundo que sedimentaram o gosto pela música. A família, cristã,jogou um papel fundamental na personalidade da artista gospel que aspira ao Troféu de Ouro 2014.
“A música gospel ganha corpo, mercê da qualidade que temos vindo a desenvolver”, notou, reconhecendo a necessidade das letras serem um pouco mais avançadas. Lioth sugere que as letras estejam voltadas para a verdadeira transformação do homem e da vida de uma Nação.
“As letras devem ser um louvor a Deus, proporcionando um casamento entre letra, evangelho e sonoridade. Deve-se buscar mais Deus nas letras”, diz. A cantora sublinha que os angolanos “têm sido reconhecidos em vários domínios da vida cultural, desportiva e até política”, mas diz ser fundamental que “o sejamos também nesse género”.
A cantora angolana lança um apelo para o não desespero para quem estiver a passar por momentos difíceis e refere que a música também é um veículo que transforma e salva vidas. “O gospel tem uma mensagem de restauração”, afirma.
Lioth Cassoma participa num concerto, na baía de Luanda com o artista brasileiro Fernandinho, e em Fevereiro deste ano lançou o álbum “Especial”, que esgotou em pouco tempo e foi feita uma reedição.
A primeira edição do prémio trófeu de ouro 2014 teve pouco apoio e faltou divulgação. Na segunda, está mais confiante, porque a divulgação começou mais cedo. Ela espera que os angolanos votem na premiação em que participam artistas de referência como Damares, Cassiane, Regis Danese, Tales Roberto, entre outros.“Estou confiante e tenho fé de que vai tudo correr bem”, sublinha Lioth.