Produção transportada nos comboios

Fotografia: Santos Pedro

Fotografia: Santos Pedro

Os comboios do Caminho-de-Ferro de Moçâmedes, que ligam a cidade do Namibe a Menongue, voltaram na semana passada a garantir o transporte de granito do interior para o litoral do país.

A primeira carga transportada pelas composições do Caminho-de-Ferro de Moçâmedes (CFM), 200 toneladas de granito, partiu da província do Cuando Cubango com destino à cidade do Namibe, que tem o terceiro maior porto do país.

“Foi o primeiro transporte de granito para o porto do Namibe”, explicou o porta-voz do CFM, Jacob Hipólito, em declarações à Rádio Nacional de Angola (RNA).

No âmbito do investimento público de recuperação da rede ferroviária nacional, em 2012 foram inauguradas mais de 50 estações para permitir a reactivação do CFM, que cruza as províncias do Cuando Cubango, Huíla e Namibe, criando directamente 700 novos postos de trabalho.

“Temos condições técnicas e materiais para desempenhar a nossa actividade principal que é o transporte de mercadorias e passageiros”, afirmou Jacob Hipólito.

Em Agosto de 2012, no lançamento da ligação, o Governo justificou que o início desta operação permitia um maior fluxo de mercadorias, a preços baixos, promovendo as actividades comerciais dos pequenos e médios empresários.

FacebookTwitterGoogle+