José Maria Neves em Luanda à frente de forte delegação

Fotografia: AFP
O primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, chega esta quarta-feira à tarde a Luanda para uma visita oficial de 48 horas a Angola, no quadro do reforço das relações de cooperação entre os dois países.
De acordo com um comunicado do Ministério das Relações Exteriores, à chegada o primeiro-ministro de Cabo Verde é recebido, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, em Luanda, pelo ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti.
O primeiro-ministro de Cabo Verde é acompanhado por uma forte delegação política que tem como primeiro objectivo fortalecer os laços entre os dois países.
De acordo com o programa oficial da vista, José Maria Neves é recebido na quinta-feira, no período da manhã, pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, no Palácio da Cidade Alta.
A seguir está previsto o início das conversações oficiais entre delegações dos dois países na sala de reuniões do Conselho de Ministros, na Cidade Alta.
Durante as conversações. as partes vão tratar de questões relacionadas com os Acordos de Facilitação de Vistos, de Reconhecimento Recíproco das Cartas de Condução, para Evitar a Dupla Tributação e Evasão Fiscal e sobre a Protecção de Investimentos, além de um acordo Fitossanitário.
Angola e Cabo Verde assinaram em 30 de Agosto de 1997, o Acordo Geral de Cooperação, na Cidade da Praia. Antes as relações também passavam pela Guiné-Bissau. Os dois países eram governados pelo mesmo partido, o PAIGC.
Antes da assinatura do Acordo Geral de Cooperação, no quadro das relações privilegiadas entre os dois países, foi institucionalizada a Comissão Mista Bilateral Angola-Cabo Verde, que realizou a sua sétima sessão, em Luanda, de 2 a 5 de Dezembro de 2008.
Fruto da solidariedade cimentada durante a luta de armada de libertação nacional e da consolidação das independências nacionais, as relações entre Angola e Cabo Verde caracterizam-se como “excelentes”.
Face ao grande interesse que tem sido demonstrado pelas autoridades de ambos os países em incrementar a cooperação económica em diversos sectores de actividade, delegações políticas e económicas de Angola e Cabo Verde têm trabalhado em conjunto em Luanda e na Cidade da Praia. Angola tem investido na banca e telecomunicações.
Esta é a segunda visita de José Maria Neves a Angola, tendo a primeira sido realizada em Agosto do ano de 2010.
Em Novembro passado, o Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, deslocou-se a Angola para uma visita oficial de três dias que foi considerada um sucesso.