FÓRUM DE PARIS SOBRE A PAZ
Angola partilha experiência sobre resolução de conflitos nos Grandes Lagos
A experiência de Angola na resolução de conflitos na região dos Grandes Lagos vai ser partilhada este sábado, 12 de Novembro, na 5ª Edição do Fórum de Paris sobre a Paz, que decorreu esta sexta-feira, 11 de Novembro, na capital francesa.
A ministra de Estado para Área Social, Dalva Ringote Allen, chefia a delegação angolana que participa neste evento sob o tema “Superar a multicrise”, visando prevenir a polarização global destrutiva que compromete os esforços colectivos.
“A geopolítica africana tem trazido sobre a sua pauta a questão da paz, em que o Presidente João Lourenço é considerado Campeão da Paz. Angola não só tem influência na região dos Grandes Lagos, como também na região do Sahel. Portanto, Angola continua a fazer parte dos grandes fóruns de discussão”, frisou a ministra de Estado.
Segundo Dalva Ringote Allen, Angola pretende também partilhar a sua experiência sobre as acções de combate às alterações climáticas e sobre a igualdade do género.
“Vamos poder colher experiências e também partilhar o que estamos a fazer relativamente às questões de alteração climática: como o país se tem posicionado a nível de África, a nível da região relativamente à paridade do género. Temos exemplos muito claros. Falamos do nosso projecto do Cafu que também é mencionado nos grandes painéis”, acrescentou a ministra de Estado.
O evento aborda temas como a luta contra o aquecimento global, os esforços para alcançar os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, a guerra na Ucrânia, a crise humanitária, a crise energética, a insegurança alimentar e as perturbações económicas e políticas da actualidade.
“São temas importantes e nós, naturalmente, estamos aqui para ouvir as grandes discussões, os grandes caminhos críticos que os líderes do mundo pretendem fazer para garantir que a paz e a tranquilidade se concretizem a nível das regiões”, disse a ministra Dalva Ringote Alen.
Baseado na ideia de que a cooperação internacional é essencial para enfrentar os desafios globais e garantir uma paz sustentável, o Fórum de Paris sobre a Paz visa promover o encontro e a interação, anualmente, de todos os actores da governança global.
Desde 2018, o Fórum de Paris sobre a Paz destaca os projectos ou iniciativas dos governos, propondo soluções e acções concretas diante dos desafios globais.
O Fórum de Paris sobre a Paz reúne representantes de Estados, de organizações internacionais, de empresas, de bancos de desenvolvimento, de fundações e de ONGs de todas as regiões do mundo.
Entre as personalidades que intervieram no evento, o destaque recai para o Presidente francês, Emmanuel Macron.
A delegação angolana, chefiada pela ministra de Estado para Área Social, Dalva Ringote Alen, integra a secretária do Presidente da República para os Assuntos Sociais, Maria de Fátima Viegas, e a ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Bragança.