Ministério das Finanças alerta sobre circulação de documentos falsos

O Ministério das Finanças (MINFIN) alertou esta segunda-feira que tomou conhecimento da existência de cartas de garantia falsas, postas a circular recentemente, com o assunto “Aprovação do Fundo de Subsídio de Negócios”, com o número de série: MIN/GAO/B9-FIN16.

Segundo a nota de imprensa do MINFIN, o documento falso é datado de 19 de Outubro de 2022.

Dada à gravidade da situação, o ministério acusa o que parece ser uma rede de falsificadores e burladores, com a assinatura exibida no referido documento, em nome da Titular da  Pasta, Vera Daves de Sousa, com os dizeres: “meu escritório confirma o recebimento de seu formulário de inscrição enviado [para] um programa de subsídio corporativo”.

O documento falso dá também nota de que seriam alocados fundos do orçamento actual para atender a suposta solicitação.

Por este facto, o MINFIN desmente a autenticidade de tal documento, cujo conteúdo, natureza e assinaturas são completamente falsos, além de repudiar e se demarcar desta tentativa de burla.

O ministério acrescenta que está seguro de que as instâncias competentes, em matéria policial e judicial, farão as diligências necessárias para neutralizar e penalizar os supostos criminosos.

Ainda em nota, o departamento ministerial para as Finanças apela à sociedade angolana, em especial à classe empresarial, para que se atenham aos procedimentos e confirmem sempre a veracidade deste tipo de documentos e, em caso de dúvida, denunciem às autoridades a sua proveniência.

Para responder e dar tratamento às mais variadas preocupações dos cidadãos e empresas, o MINFIN coloca à disposição todas as suas áreas orgânicas e organismos tutelados, habilitados para o efeito.

FacebookTwitterGoogle+