Angola e Zâmbia assinam memorando de entendimento sobre consultas políticas

Foto: Lino Guimarães

Foto: Lino Guimarães

Angola e Zâmbia assinaram nesta quinta-feira, em Luanda, um memorando de entendimento sobre consultas políticas, com vista ao fortalecimento das relações de amizade existentes entre os dois países.

O documento, rubricado pelos ministros das Relações Exteriores de Angola, Georges Chikoti, e da Zâmbia, Harry Kalaba, assenta nos objectivos e princípios da Carta das Nações Unidas, segundo disse à imprensa o governante angolano.

Lembrou que Angola e a Zâmbia partilham uma fronteira de interesses comuns, sendo o corredor do Lobito um ponto que, através do Caminho-de-Ferro de Benguela, os zambianos passarão a exportar o seu cobre para o mercado internacional.

Segundo Georges Chikoti, os zambianos estão interessados que se faça uma linha férrea entre o Luau e o noroeste da Zâmbia, para a exportação do seu cobre e isso faz-lhe ganhar tempo e dinheiro.

Este foi um dos assuntos que o governante zambiano abordou com o vice-presidente da República, Domingos Manuel Vicente, e com os ministros dos Transportes, Augusto Tomás, e do Comércio, Rosa Pacavira, além de visitar o Porto do Lobito e o Caminho de Ferro de Benguela.

O ministro das Relações Exteriores da Zâmbia efectua, de 19 a 22 deste mês, uma visita oficial a Angola, no âmbito do reforço da cooperação bilateral entre os dois países.

FacebookTwitterGoogle+