Comissão Mista Angola /República Popular da Coreia poderá acontecer em 2015

 Foto: Clemente dos Santos


Foto: Clemente dos Santos

 No sentido da busca de novas formas de cooperação bilateral e o seu incremento, as autoridades de Angola e da República Popular da Coreia poderão reunir-se, no primeiro trimestre de 2015, naquela que poderá ser o quarto encontro da comissão mista.

O facto foi dado a conhecer hoje, em Luanda, pela Secretária de Estado da Cooperação do Ministério das Relações Exteriores, Ângela Bragança, quando prestava declarações à imprensa após um encontro com o  vice-ministro do Comércio da República Popular Democrática da Coreia,  Ri Myong San, que efectua uma visita ao país de 48 horas.

A Secretária de Estado para a Cooperação disse ainda que vários aspectos deverão ser aprofundados, apesar de as relações entre os dois países terem sido sempre boas, de amizade e solidariedade. Explicou que houve um período de certo relaxamento, com o fecho da embaixada deste país em Luanda, por razões do próprio país, mas que não houve nenhum tipo de corte de relações.

Contudo, explicou Ângela Bragança, “hoje há o interesse de começar um novo caminho, com a reabertura da missão diplomática e acreditação do embaixador no país”.

“Estamos nesta esteira de aprofundar as relações, cremos que esta visita vai ajudar neste domínio. Durante o encontro vice-ministro apresentou algumas ideias no domínio da indústria, das pescas, das minas, prospecção de águas subterrâneas, bem como programas de irrigação”, disse.

No passado realizamos com a Coreia três comissões mistas, um acordo geral de cooperação assinado, entre vários outros acordos . “Daí que se tem de adaptar toda esta base jurídica à nova realidade, onde sobretudo se privilegie o investimento privado”, argumentou. Por este motivo, disse que será aprofundado todo o caminho até a realização da próxima comissão mista cuja data foi proposta para Coreia.

FacebookTwitterGoogle+