MINSA realiza campanha de vacinação de bloqueio de sarampo no país

Uma campanha de vacinação de bloqueio do surto de sarampo será realizada, brevemente, em todo país, devido ao registo de alguns casos, informou hoje, terça-feira, em Luanda, a ministra da saúde, Sílvia Lutucuta.

De acordo com a ministra, têm surgido casos da doença com alguma periodicidade, sobretudo na província do Cuando Cubango, e apesar de ainda não se considerar uma questão alarmante, é necessário desde já uma intervenção imediata para que a doença não se propague para todo o país.

A titular da pasta de Saúde falava durante uma visita às crianças operadas com malformação do lábio leporino no Hospital Josina Machel.

Segundo a responsável, o MINSA está a tomar todas as medidas sanitárias de vigilância epidemiológica para que a patologia não se torne um problema de maior relevância.

Em relação as perspectivas para o quinquénio 2022/2027, fez saber que a melhoria dos serviços primários de saúde continua a ser uma das prioridades do sector.

“Desde o quinquênio passado que esta foi a nossa prioridade e como título de confirmação de alguns ganhos, foi a admissão do concurso público de cerca de 33 mil profissionais, dos quais cerca de 80 por cento estão nos municípios para reforçar os cuidados primários de saúde”, salientou.

Sílvia Lutucuta adiantou que o Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) permitiu a melhoria de muitas infra-estruturas. Dos 330 projectos inscritos, entre postos, centros de saúde e hospitais municipais, foram inauguradas 160 unidades, dos quais 150 são do nível primário.

Sobre a campanha de operação para a reposição labial, informou que abrangerá várias províncias do país, tendo algumas já condições necessárias para fazerem o tratamento e diagnóstico.

“Acreditamos que até ao final do ano iremos ao centro sul do país fazer o mesmo tipo de campanha”, frisou.

FacebookTwitterGoogle+