Angola e Cuba reafirmam vontade de incrementar cooperação no domínio da Defesa

Foto: Pedro Parente
O ministro da Defesa Nacional, João Lourenço, e o vice-presidente do Conselho de Ministros da República de Cuba, Ricardo Cabrisas Ruiz, analisaram nesta quarta-feira, em Luanda, as relações de cooperação existentes entre os dois países no domínio da defesa, tendo advogado a necessidade do seu incremento.
A intenção de reforçar a cooperação foi expressa à imprensa pelo governante angolano, no termo do encontro que manteve com o responsável cubano, sublinhando que as relações com Cuba sempre foram boas em todos os domínios, com realce para a área da Defesa.
“Embora Angola já esteja em paz, não podemos descurar a defesa nacional, razão pela qual temos acordos com vários países, incluindo Cuba, um Estado com o qual temos relações muito especiais de amizade, de irmandade e de cooperação que importa reforçar”, indicou.
Segundo João Lourenço, no encontro que manteve com Ricardo Ruiz foi reafirmada a intenção de se procurar espelhar na prática a vontade política que existe entre os dois países.
“Apesar das dificuldades que Cuba atravessa, resultantes do embargo económico imposto pelos Estados Unidos da América, o país deu um passo importante na indústria militar e importa que Angola acolha a sua experiência”, disse.
Por sua vez, Ricardo Ruiz lembrou que as relações entre Cuba e Angola existem desde a luta pela independência deste país, considerando que a cooperação no domínio da Defesa é especial, daí a necessidade do seu incremento.