Angola participa na 7ª reunião do CAT

Foto: Angop

Foto: Angop

Angola participa na 7ª reunião do Comité de Apoio Técnico (CAT), para implementação do Acordo Quadro para a Paz, Segurança e Cooperação na RDC e Região dos Grandes lagos, que decorre de 21 a 23 deste mês, em Goma, Província do Kivu Norte.

De acordo com uma nota de imprensa do Ministério das Relações Exteriores, durante o encontro, os participantes vão trocar informações sobre a situação dos grupos armados que operam no leste da RDC, e das operações militares em curso, tanto pela MONUSCO como pelas FARDC, para além das actividades de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR).

Será analisado, igualmente, o plano de acção e o relatório da 6ª reunião realizada em Nairobi, em Março último.

Para a sessão de abertura está presente a Enviada Especial do Secretário-Geral para a Região dos Grandes Lagos, Mary Robinson, e o Representante Especial da União Africana e co-presidente do Comité, embaixador Boubacar Diarra.

A anteceder a reunião, os participantes visitaram terça-feira, os campos de deslocados de Mugunga 3, o Centro de Formação da Polícia Nacional da RDCongo, localizado na mesma região, o centro de reagrupamento de Mubambiro (um dos locais de acolhimento dos ex-militares de várias forças negativas que actuam no território congolês) e as instalações da MONUSCO, em Sake.

O CAT integra os países signatários do Acordo Quadro (13+4), assinado em Fevereiro de 2013, em Addis -Abeba, nomeadamente: RDC, Angola, Burundi, Congo, República Centro Africana (RCA), República da África do Sul, Rwanda, Sudão, Sudão do Sul, Tanzânia, Uganda, Zâmbia e Quênia, bem como as organizações internacionais da ONU, União Africana (UA), SADC e CIRGL.

Angola está representada pelo Coordenador do Secretariado da Comissão Nacional dos Grandes Lagos do Ministério das Relações Exteriores, ministro conselheiro Coimbra Batista.

FacebookTwitterGoogle+