Movimento LevArte celebra dia de África com poesia, moda e feiras

Foto: Angop/arquivo
Declamação de poesia africana, música, moda, documentário, palestras, feiras, workshop, teatro, exposições e gastronomia constam da programação do Movimente LevArte para assinalar o 25 de Maio, Dia de África.
Segundo Milton Fernandes, membro da organização, que falava hoje, segunda-feira, à Angop, o programa de actividades estender-se-á às províncias de Benguela, Huíla, Bié, Huambo e Bengo como forma de promover a cultura e brindar a nova geração nacional com uma maior gama de conhecimento sobre a real história do continente berço da humanidade.
Para o dia 21, Milton Fernandes revelou estar previsto uma palestra subordinada ao tema “Cultura e Identidade Africana”, seguindo-se um documentário sobre os Coisan, de autoria do realizador angolano Chico Júnior.
Testemunhos de pessoas de diferentes países africanos residentes em Luanda e a apresentação da obra literária “Reencontro com a Literatura Africana”, de Cláudio Fortuna, fazem igualmente parte do programa.
As actividade do primeiro dia irão culminar com uma exposições na UNAP, de quadros de Francisco Pangui, Ana Van-Dúnem e Nefuani Júnior.
O evento é uma organização do Movimento Levarte em parceria com a Mediateca de Luanda, a União Nacional de Artistas Plásticos (UNAP), grupos teatrais como o Horizonte Nzinga Mbandi e Tata Yetu, entre outros.