Visita a Espanha superou as expectativas – diz Ministro dos Desportos

Foto: José Falso

Foto: José Falso

O ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba, considerou quarta-feira, em Luanda, que a visita realizada a Espanha superou as expectativas, na medida em que foram assinados acordos de cooperação entre os dois países e adquiridas muitas experiências nos mais diversos domínios desportivos.

Gonçalves Muandumba falava à Angop, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, momentos depois do seu regresso de Espanha, para onde se deslocou à frente de uma delegação integrada pelas principais federações nacionais, representadas pelos respectivos presidentes, quer das modalidades colectivas, como de algumas individuais.

“O protocolo, assinado com o Conselho Superior dos Desportos de Espanha, vem sustentar a cooperação e as federações devem, doravante, concretizar acções com vista a implementação dos referidos acordos.

“Foi manifestado todo o apoio pelas estruturas espanholas quanto a disponibilidade de formação de quadros, envio de atletas aos centros de treinamento e estágios das selecções, daí a grande oportunidade para que o desporto nacional tenha uma retaguarda forte e consiga obter resultado positivos, sem emediatismos, mais que seja feito com base científica”, sublinhou.

Segundo ministro, no quadro da aprovação da Lei Nacional dos Desportos e no novo regime jurídico das associações desportivas, a Espanha é uma referência, pós tem os mais diversos instrumentos, e apresenta resultados nos mais diversos domínios desportivos, como nas infra-estruturas, aéreas da medicina desportiva, dirigismo desportivo, administrativa, entre outras.

Na sua óptica, para implementação da estratégia de desenvolvimento dos desportos, o Ministério precisa de ter um amplo conhecimento, daí a visita a Espanha, para adquirir mais experiências tendo lembrado, que é preciso ter sempre em conta a realidade do desporto nacional e tentar adaptá-la a realidade do país.

FacebookTwitterGoogle+