Angola tem acção crucial

Angola tem acção crucial
A candidatura de Angola a membro não permanente do Conselho de Segurança da ONU para o biénio 2015-2016 foi o destaque do encontro que o secretário de Estado das Relações Exteriores, Manuel Augusto, teve em Copenhaga, com o secretário de Estado dinamarquês do Comércio Estratégico, Lars Thuesen.
O encontro decorreu na sede do Ministério dinamarquês dos Negócios Estrangeiros e também foi abordado o relançamento das relações de cooperação entre os dois Estados.
Lars Thuesen enalteceu o empenho do Presidente José Eduardo dos Santos na busca de soluções conducentes à pacificação do continente africano e da região austral, e elogiou a cimeira dos Países da Região dos Grandes Lagos mais a África do Sul, realizada em Luanda.
Manuel Augusto, que se encontra em Copenhaga desde domingo último, também teve encontros com o vice-presidente para o Desenvolvimento de Negócios Estratégicos do Grupo MAERSK, com quem avaliou os negócios com Angola.
Para este grupo dinamarquês, Angola apresenta um crescimento económico e social considerável e um mercado potencialmente atractivo.
Manuel Augusto também participou num fórum económico com empresários filiados na Confederação Industrial da Dinamarca, organizado pela embaixada de Angola na Suécia, que cobre todos os países escandinavos.
A directora para Europa do Ministério das Relações Exteriores, Teodolinda Coelho e o conselheiro da missäo diplomática de Angola na Suécia, Jeremias António, participaram no encontro .
A sessão analisou os relatórios sobre Direitos Humanos em Moçambique, República Árabe Saharaui Democrática e na Libéria.
No comunicado final, os participantes condenaram os actos de terrorismo perpetrados pelo grupo Boko Haram na Nigéria. Os participantes condenaram também o massacre de pessoas que professam a fé muçulmana pela Milícia Anti-Balica, na República Centro Africana e os grupos armados no Mali que continuam a mutilar civis inocentes.