Angola e Alemanha viagens mais fáceis

Fotografia: Francisco Bernardo
O embaixador da Alemanha em Angola, Jorg Werner Marquardt, anunciou ontem, em Luanda, que a próxima reunião da Comissão Mista bilateral vai estar focada num único propósito, que é impulsionar os contactos entre Luanda e Berlim, com a assinatura de um acordo de isenção recíproca de vistos em passaportes diplomáticos e de serviço.
O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, recebeu ontem em audiência, no Palácio da Cidade Alta, o embaixador da Alemanha em Angola, Jorg-Werner Marquardt, com quem abordou questões relacionadas com o futuro das relações entre os dois países.
Em fim de missão após cinco anos em Angola, Jorg-Werner Marquardt aproveitou a oportunidade para despedir-se do Chefe de Estado angolano, recordando alguns dos factos que marcaram as relações de amizade e cooperação nesse período, com destaque para o fórum de negócios realizado em Luanda e a visita da Chanceler Angela Merkel, em 2011.
O embaixador alemão recordou os compromissos assumidos pelo Presidente José Eduardo dos Santos e pela Chanceler Ângela Merkel, durante uma conferência de imprensa, nos jardins do Palácio Presidencial, especialmente o relacionado com o interesse angolano em ter equipamentos e tecnologia alemães nas grandes obras em curso em Angola.
Parceiro importante
O Presidente da República reafirmou, na ocasião, a aposta do Executivo angolano em reduzir a sua dependência do petróleo e dos diamantes, apostando na diversificação da economia, na criação de empregos e no saneamento dos gastos públicos.
Ao lado da Chanceler alemã, o Chefe de Estado expressou o desejo de ver ampliada a cooperação com a Alemanha, por ser uma potência económica, de tecnologia avançada e voltada para investimentos de longo prazo, uma vez que estão em curso grandes projectos no domínio da reconstrução ou criação de raiz de infra-estruturas.
O diplomata alemão referiu-se a outros factos não menos relevantes da cooperação entre Angola e a Alemanha e sublinhou a assinatura em 2012 de um acordo geral de cooperação e a criação da Comissão Mista Bilateral, que volta a reunir em Novembro próximo, com vários temas importantes na agenda.
Isenção de vistos
Segundo Jorg-Werner Marquardt a próxima reunião da Comissão Mista bilateral está focada num único propósito, “impulsionar a cooperação entre Luanda e Berlim”. É assim que, como referiu, vai ser assinado um acordo de isenção recíproca de vistos em passaportes diplomáticos e de serviço, e um outro no domínio cultural.
O diplomata alemão anunciou para o segundo semestre do corrente ano a assinatura de um acordo de cooperação no domínio militar, no âmbito da visita de trabalho que o ministro da Defesa Nacional, João Lourenço, vai efectuar à Alemanha.
Segundo o embaixador Jorg-Werner Marquardt, durante a visita a Alemanha, João Lourenço e Von de Leyen vão assinar um acordo que vai permitir uma cooperação mais estreita entre os dois países no sector da defesa.
Trabalho notável
Jorg-Werner Marquardt salientou a importância do acordo na área da defesa, atendendo ao “trabalho notável que Angola tem estado a desempenhar, como presidente da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos, na promoção da paz e estabilidade na região e em África, de um modo geral”.
O diplomata não precisou o conteúdo do acordo a ser assinado em Berlim, mas disse que à luz do mesmo, Angola pode adquirir os equipamentos necessários para participar com êxito em missões humanitárias e de manutenção de paz.
Alemanha na FILDA
A Alemanha foi convidada a figurar como convidada especial na próxima edição da Feira Internacional de Luanda, gesto que, segundo o embaixador alemão, vai permitir que grandes empresas alemãs possam materializar o desejo de cooperar com as autoridades de Angola para o desenvolvimento do país.
“O convite para participação especial na próxima FILDA vai impulsionar o intercâmbio comercial, porque as poderosas empresas alemãs com grande interesse em cooperar com Angola mostrarem as suas potencialidades”, frisou.