Angola na Conferência Mundial do Parlamento Electrónico

Foto: Jose Falso
Angola participa na 6ª Conferência Mundial de Parlamento Electrónico, que se realiza em Seul, entre 8 e10 deste mês, com uma delegação chefiada pelo deputado do MPLA Roberto leal Monteiro “Ngongo”.
Albino Malungo, chefe da Missão Diplomática de Angola em Seul, participou na cerimónia de abertura, presidida pelo líder do parlamento sul-coreano, Kang Chang-hee, que realçou a necessidade de se desenvolver o e-Parlamento visando o fortalecimento da democracia parlamentar para tornar a sociedade internacional mais aberta e equilibrada.
A deputada angolana Maria José da Encarnação realçou a participação de Angola neste evento, na medida em que torna possível a partilha de experiências e tecnologias com vários parlamentos em prol do desenvolvimento da democracia parlamentar no mundo.
A delegação angolana manteve contactos com o Presidente do Parlamento da Coreia do Sul, Kang Chang-hee, e com o secretário-geral da União Inter-Parlamentar o Martin Chungong, além de ter participado num jantar oficial oferecido pelo líder do parlamento da Coreia do Sul.
A conferência é composta de reuniões plenárias que cobrem políticas gerais e gestão de e-parlamento e sessões paralelas que tratam de questões técnicas.
Na agenda da delegação angolana em Seul consta um encontro com deputados sul-coreanos, membros do Comité de amizade Coreia-Angola e um jantar na residência oficial de Angola, oferecido pelo Embaixador Albino Malungo.
A conferência conta com a participação de 359 delegados, entre funcionários e peritos em TIC (tecnologias de informação e comunicação) de mais de 100 países.
A delegação angolana integra os deputados, Fernando Domingos Francisco, Jeremias Dumbo, Fernando Heitor, a deputada Maria José da Encarnação e os técnicos José Silvestre Pombal e Chinossanda Clara Gabriel.