Mary Robinson realça progresso na região dos Grandes Lagos

Foto: João Gomes/JA
A enviada especial do Secretário Geral das Nações Unidas para a região dos Grandes Lagos, Mary Robinson, realçou hoje, quarta-feira, em Luanda, os progressos que se têm verificado nesta região, no que toca aos processo de paz e segurança.
Mary Robinson, que falava à imprensa após uma audiência com o ministro angolano das Relações Exteriores, Georges Chikoti, disse que, apesar destes progressos, é preciso continuar o empenho para a realização dos compromissos e das várias acções que foram acordadas.
A título de exemplo, referiu-se a questão do repatriamento dos integrantes do M23, na República Democrática do Congo (RDC), que não são responsáveis por crimes contra a humanidade.
Disse ainda que, além das questões da segurança e paz, também abordou com o ministro Georges Chikoti, o papel económico na construção da paz.
Neste sentido, deu a conhecer que está em discussão a realização de um fórum do sector privado para os Grandes Lagos, que poderá ter lugar em Luanda no mês de Julho.
Outro assunto em abordagem, neste encontro, foi a questão da República Centro Africana (RCA), uma vez que após esta deslocação vai encontrar-se com a Presidente deste país, Catherine Samba-Panza.
Questionada sobre o apoio dos Estados Unidos aos esforços para a estabilização da região, Mary Robinson disse que, logo após a sua deslocação ao país, o Secretário de Estado norte-americano, John Kerry, contactou-a telefonicamente e manifestou a sua satisfação pelos contactos mantidos em Angola.
“Nós achamos que o potencial da região dos Grandes Lagos é tão grande que é muito importante o investimento na paz”, argumentou.