Angola e Senegal estabelecem cooperação parlamentar

O Parlamento angolano manifestou, nesta quarta-feira, o desejo de promover uma relação de cooperação sólida e franca com o congénere do Senegal, por via da troca de experiência entre deputados e ao nível da administração parlamentar.

Tal pressuposto foi manifestado pelo presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, na Reunião Plenária Solene Extraordinária, por ocasião da visita de Estado a Angola do Presidente do Senegal, Macky Sall.

O líder do parlamento angolano socorreu-se do velho ditado segundo o qual “mas vale tarde do que nunca”.

“Fica aqui expressa a nossa total abertura e inteira disponibilidade para aprofundarmos e tirarmos os benefícios recíprocos dos laços de fraternidade secular que nos une”, observou.

Fernando da Piedade Dias assegurou que, com o Parlamento do Senegal “pretendemos promover uma relação de cooperação parlamentar franca e sólida, através da troca de experiências entre parlamentares e ao nível da administração parlamentar de forma regular, elevando-as ao mesmo nível das relações entre os dois estados e povos”.

O Presidente da AN notou que a visita de Estado do Presidente senegalês a Angola representa o marco de uma nova era de “excelentes relações de amizade e cooperação, já existentes entre os dois países”.

A Assembleia Nacional é um órgão legislativo que comporta 220 deputados, provenientes de quatro partidos políticos e uma coligação de partidos, tendo uma representação de 37 por cento de mulheres, no quadro das eleições de 2017.

O líder do parlamento angolano ressaltou, na ocasião, os consensos e progressos alcançados em relação à função legislativa, através do respeito pela diferença e da unidade na diversidade.

FacebookTwitterGoogle+