Lula da Silva na Cidade Alta

Fotografia: Francisco Bernardo
O Presidente da República recebeu ontem em audiência o ex-Presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva. José Eduardo dos Santos recebeu o político brasileiro, no Palácio da Cidade Alta, pouco antes de dirigir mais uma sessão do Conselho de Ministros.
O encontro durou aproximadamente meia hora e não houve declarações no final. Ontem, Lula participou num seminário designado “Experiências do Combate à Fome e à Pobreza em Angola e no Brasil”, em parceria com a Fundação José Eduardo dos Santos. Depois de Luanda, Lula viaja para Abuja, a capital da Nigéria, Abuja, onde vai participar do Fórum Económico Mundial para a África.
A agenda de Lula no Fórum Económico Mundial para a África prevê reuniões bilaterais com vários líderes do continente, encontros com associações da juventude e de movimentos sociais, além de uma entrevista com o secretário-executivo da Organização das Nações Unidas (ONU) para a África, Carlos Lopes, em sessão transmitida ao vivo na internet.
O evento, versão africana do Fórum Económico Mundial que acontece todos os anos na cidade suíça de Davos, vai reunir chefes de Estado e de governo africanos, autoridades e lideranças internacionais, empresários e representantes da sociedade civil.
Além das boas relações com o chefe de Estado angolano, forjadas durante o seu mandato como Presidente do Brasil, cargo que exerceu de 1 de Janeiro de 2003 a 1 de Janeiro de 2011, Luiz Inácio Lula da Silva continua a ser um político de referência mundial, com uma visão diferente sobre as questões africanas.
Luiz Inácio da Silva, conhecido como Lula, ganhou esta alcunha nos tempos em que era representante sindical. Posteriormente, o apelido foi oficialmente adicionado ao seu nome para poder representá-lo eleitoralmente.
É co-fundador e presidente de honra do Partido dos Trabalhadores (PT), onde teve, durante vários anos, de lidar com os sectores radicais que foram contra a sua mudança de estratégia económica após três derrotas em eleições presidenciais.
Em 1990, foi um dos fundadores e organizadores, em conjunto com Fidel Castro, do Foro de São Paulo, que congrega parte dos movimentos políticos de esquerda da América Latina e do Caribe.
Com carreira política feita no estado de São Paulo, Lula é o único Presidente do Brasil nascido em Pernambuco. É muitas vezes considerado como o político mais popular da história do Brasil e, no período do seu mandato, um dos mais populares no mundo.