Portugal reafirma parceria com a Edições Novembro
O embaixador de Portugal em Angola, Francisco Alegre Duarte, reafirmou, esta terça-feira (19), em Luanda, que a parceria no domínio da formação com a Edições Novembro, E.P, que edita o Jornal de Angola e outros títulos, vai continuar e será melhorada.
Francisco Alegre Duarte falava no final de uma visita de cortesia às instalações da Edições Novembro, E.P.,onde foi recebido pelo presidente do Conselho de Administração, Drumond Jaime, em companhia dos administradores executivos.
O embaixador informou que a visita surgiu depois de contactos com o Governo angolano, considerando importante conhecer o panorama da Comunicação Social em Angola.
O primeiro órgão a ser visitado pelo diplomata português foi a Televisão Pública de Angola (TPA). “Hoje estou no Jornal de Angola, onde fui bem recebido e pude me inteirar das condições dos jornalistas e saber o que existe em termos de cooperação com Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas (CENJOR) e trocar impressões”, realçou.
O diplomata considera o Jornal de Angola um “órgão importante” e garantiu que a cooperação no domínio da formação vai continuar. O embaixador disse sentir-se em casa quando está em Angola, por ter cá vários amigos.
Francisco Alegre Duarte revelou que o Presidente da República, João Lourenço, lançou o desafio de Portugal participar no programa de diversificação económica, por ser grande prioridade do Executivo. “Estamos a trabalhar no sentido de atrair investimentos que criem empregos de qualidade”, assegurou.
Formação de jornalistas
O presidente do Conselho de Administração da Edições Novembro, E.P., Drumond Jaime, disse que a visita do embaixador de Portugal serviu para conhecer o funcionamento da empresa, bem como falar da cooperação com algumas instituições portuguesas, fundamentalmente no domínio da formação de jornalistas.
Drumond Jaime diz estar aberto para qualquer cooperação com a Embaixada de Portugal e instituições de jornalismo, apesar de haver já algumas acções em curso. “Mas se o leque for alargado, melhor”, sublinhou.
O PCA anunciou o lançamento de um programa de formação para a cobertura das Eleições Gerais e depois alargar para outras áreas mais estruturantes, concretamente no jornalismo cultural, económico e outras técnicas que se foram perdendo na empresa.
Drumond Jaime referiu que o processo de formação será feito em dois grupos, um no país e outro em Portugal. “É sempre importante pôr os jornalistas a trabalhar num ambiente tecnológico mais desenvolvido, para que possam reproduzir essa experiência dentro da empresa”, salientou.
O PCA garantiu que a equipa para a cobertura das Eleições Gerais deste ano está a ser criada em todo o país.
Francisco Alegre Duarte assumiu as funções como embaixador em Angola a 1 de Março de 2022. Antes desempenhava o cargo de assessor diplomático do Primeiro-Ministro de Portugal.
Diplomata de carreira desde 1998, serviu em Timor-Leste (1999), na Missão de Portugal junto das Nações Unidas, em Nova Iorque (2003-2006), em Angola (2009-2012) e Itália (2012-2016).
Nasceu na Argélia, em 1973. Licenciou-se em Direito pela Universidade de Coimbra e pós-graduou-se em Relações Internacionais pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) da Universidade Técnica de Lisboa.