Teté António participa do Conselho de Paz da UA

O ministro das Relações Exteriores, Téte António, participou, esta terça-feira, na reunião virtual do Conselho de Paz e Segurança da União Africana (UA), dedicada, entre outros assuntos, à análise da Cimeira de Chefes de Estado e de Governo sobre a Região dos Grandes Lagos, realizada em Fevereiro em Kinshasa (RDC).

O evento, em que o chefe da diplomacia angolana participa na qualidade de Presidente em exercício CIRGL, passou igualmente em revista os preparativos da Cimeira Extraordinária sobre o Terrorismo e Mudanças Inconstitucionais de Governo, a ter lugar em Maio próximo na cidade de Malaboa, Guiné- Equatorial.

Durante o encontro, o ministro Téte António abordou os principais aspectos que caracterizam a situação política, de segurança e de cooperação na Região dos Grandes Lagos.

Angola, durante a sua Presidência na Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), cujo mandato iniciou em Novembro de 2020 e terminará em Novembro de 2022, definiu cinco (05) eixos estratégicos da sua actuação, nomeadamente, Político-Diplomático, Defesa e Segurança, Inteligência, Económico e Desenvolvimento Regional e o Funcionamento do Secretariado Executivo.

Neste contexto, a República de Angola acolheu várias reuniões estatutárias da CIRGL, no período de Outubro de 2021 a Março de 2022, com o objectivo de avaliar o grau de implementação do Pacto sobre a Paz, Estabilidade e Desenvolvimento na Região dos Grandes Lagos, assinado aos 15 de Dezembro de 2006, em Nairobi (Quénia).

De igual modo, elas visaram a analise do actual ambiente político e de segurança reinante na referida sub-região e definir estratégias conjuntas para o seu melhoramento, além de adequar o funcionamento do Secretariado Executivo da Organização.

Em relação à revitalização da organização, 15 anos após a sua criação, foi recomendada a revisão dos Comités Ministeriais, a restruturação do Secretariado da CIRGL e do próprio Pacto para acomodar as questões emergentes, principalmente nos domínios da Democracia e Boa Governação, Questões Humanitárias e Sociais, Recursos Naturais e Género e Violência Sexual Baseada no Género.

A reunião virtual do Conselho de Paz e Segurança da União Africana contou com alocuções do embaixador Willy Nyamitwe, representante permanente do Burundi e Presidente do Conselho de Paz e Segurança para o mês de Abril, de Bankole Adeoye, comissário para os Assuntos Políticos, Paz e Segurança da UA, de Bintou Keita, representante especial do Secretário-geral da ONU na RDC, e Huang Xia, enviado especial do mesmo para a Região dos Grandes Lagos.

De igual modo Lutundula Apala Pen’Apala Christophe, Vice-Primeiro Ministro e Ministro dos Negócios Estrangeiros da República do Congo, foi também um dos oradores do encontro.

FacebookTwitterGoogle+