Angola apresenta lições da gestão da pandemia da Covid-19

A liderança Presidencial, mobilização de recursos, antecipação das medidas de protecção individual e colectiva, envolvimento da comunidade, aquisição das vacinas, sistema de informação e capacidade das equipas de resposta rápida, foram as lições apresentadas esta terça-feira por Angola, no workshop regional de concertação de mecanismos de gestão de urgências de saúde pública nos países da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC).

A delegação angolana do Ministério da Saúde que participa de forma virtual é chefiada pelo secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda.

Em declarações ao Jornal de Angola, Franco Mufinda esclareceu que o encontro visa partilhar as lições aprendidas da gestão da Covid-19, a fim de preparar os países para eventos futuros e endemias, que são emergências de saúde pública.

No caso de Angola, disse, a resposta à pandemia foi boa, no entanto, o país deve criar uma comissão interministerial para as emergências sanitárias, centro de operações de urgências de saúde e plano nacional de emergências sanitárias.

De acordo com o secretário de Estado para a Saúde Pública, a abordagem dos trabalhos é na base de “uma só Saúde”: Saúde humana, saúde animal e saúde ambiental, sublinhado que o encontro analisou, igualmente, o Regulamento Sanitário Internacional.

Além da presença de Angola participam também da reunião o Burundi, Camarões, Congo, República Democrática do Congo (RDC), República Centro Africana (RCA), Gabão, Guiné Equatorial, Ruanda, Chade e São Tomé e Príncipe.

FacebookTwitterGoogle+