Reforço da educação inclusiva está no centro das atenções
A ministra da Educação, Luísa Grilo, garantiu, quarta-feira(6), em Benguela, que o Executivo aposta na melhoria da educação inclusiva, para elevar a qualidade de ensino neste domínio.
Falando na abertura da 3ª conferência sobre as boas práticas da educação inclusiva, a ministra acrescentou que este processo constitui uma das prioridades do Sector da Educação, razão pela qual decorrem encontros de carácter técnico, com quadros e parceiros, no sentido de se recolher contribuições, que podem enriquecer a sua materialização.
Segundo Luísa Grilo, a escolha da província de Benguela, para a realização da conferência, surge em função da província apresentar indicadores e passos avançados que visam a materialização do sistema educativo, sobretudo no domínio das boas práticas da educação inclusiva, com todos os componentes essenciais para que se atinja a excelência.
“Perante este quadro significativo, os profissionais do sector podem, durante o evento, trocar experiências sobre a matéria, para que se consiga alcançar os objectivos pretendidos, entre os quais reforçar o processo de dinamização da educação inclusiva, baseada no respeito das diferentes formas e ritmos de aprendizagem e assegurar a participação de todos, bem como saber compreender as especificidades de cada aluno, nas 18 províncias do país”, referiu.
A 3ª conferência sobre as boas práticas da educação inclusiva conta com a presença de mais de 120 profissionais do Sector da Educação, entre os quais directores municipais, chefes de departamento, responsáveis de instituições de ensino privado e de organizações parceiras do sector, na província de Benguela.
Para hoje estão previstas visitas à escola 5 de Outubro, no município da Catumbela, aos Complexos Escolares BG: 1109 e BG: 1348 Luís Gomes Sambo, bem como à empresa Nova-Educa, localizada na zona industrial da cidade de Benguela, e ao Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB).